- Shadow Assault
História:
A série se passa no século XVI no Japão Feudal. A história original (Stealth Assassins) gira em torno de dois ninjas, Rikimaru e Ayame, que foram ambos membros do clã ninja Azuma desde a infância. Os dois ninjas servem ao Senhor Gohda e trabalham para ele como seus espiões secretos para acabar com a corrupção e recolha de informações em sua província. No entanto, o malvado feiticeiro demoníaco Lord Mei-Oh procura destruir Senhor Gohda, usando seu guerreiro demônio Onikage causa estragos em toda província do Senhor Gohda. Apesar do Lord Mei-Oh ser morto no primeiro jogo, Onikage apareceu em todos os jogos seguintes (exceto o quarto titulo “Tenchu: Fatal Shadows”) torando-se o arqui-inimigo dos dois ninjas, especialmente de Rikimaru. Outro grande personagem que aparece com frequência é a Princesa Kiku, filha de Senhor Gohda de que muitas vezes é uma donzela em perigo.
- Início da história da família Azuma e sua linhagem:
A infância de Azuma Sensei, está envolta na maior parte em sigilo. Ele ainda é um segredo, quando exatamente ele nasceu ou onde ou a de quem. Azuma Sensei era mais do que provável ter nascido na família Azuma em torno do ano de 1.500 D.C. (a prologue em “Tenchu 2: Birth of the Stealth Assassins”, diz: "É a idade dos estados em guerra o velho Shogun caiu e senhores da guerra e samurais lutam contra batalhas selvagens para o direito de hastear a sua bandeira sobre os grandes castelos do Japão"). Em torno deste tempo, o shogunato mais precisas historicamente, foi a Ashikaga Shogunate que caiu em ou por volta do ano 1573. O fato de que o nome da família Azuma é compartilhada com a Aldeia Azuma. Poderia levar a alguma especulação de que o Azuma foram nomeados após a aldeia. Durante esse tempo, e mesmo antes, não era raro para famílias ou guerreiros individuais. Se samurai ou shinobi, a adotar o nome de uma vila ou cidade respeitada.
Uma representação da vida real disto é o histórico Togakure-ryu ninjutsu nomeado após Daisuke Togakure (Daisuke Nishina) que mudou seu nome após nascer na Vila Togakure. Quando exatamente a família Azuma estabeleceu o Azuma Shinobi-ryu (Azuma Escola de Ninjutsu) ainda é desconhecida. Mas vendo como Azuma Sensei nasceu na então bem estabelecida Azuma Shinobi-ryu. Praticamente mostra a linhagem de ninjutsu-ryu se estende ainda mais para trás. Como disse a Tatsumaru quando toda a tradição Azuma Shinobi-ryu foi passada para ele. "Esta é a espada ancestral Izayoi (lua cheia) o espírito do Azuma Ninja". Além disso, não era incomum para alguns ninjutsu-ryu estarem dentro de uma familia ninja que era no início uma família samurai. Mais uma vez a vida real Togakure-Ryu Ninpo, se a família Azuma começou como uma família samurai e evoluiu é desconhecida, mas improvável.
Esta declaração demonstra a Azuma-ryu existia ainda mais para além do início dos anos de 1.500. Mais do que provavelmente foi estabelecido no século XIV a algum tempo. O que se sabe é que este ninjutsu-ryu foi criada em um tempo de guerra generalizada, e através das gerações passadas as técnicas secretas e as tradições da Azuma-ryu. É foco principal foram baseados fortemente em métodos pouco ortodoxos de guerra, táticas de sobrevivência no campo de batalha, espionagem, sabotagem, assassinato, e, claro, o Stealth Assassins. Sendo uma escola estabelecida no Período Sengoku (guerra de estados), coloca firmemente o Azuma Shinobi-ryu como Koryu (escola tradicional / velho; sistemas Koryu de artes marciais são. O objetivo principal e ênfase de um sistema marcial koryu era para uso em guerra, mesmo na ausência de guerras contínuas sempre os testavam.) Isto pode ser visto através Azuma Sensei, seus alunos, e os alunos do curso Master of Shinobi Azuma-ryu.
- Grandmaster Azuma começa a treinar em Azuma Shinobi-ryu Ninjutsu:
Bem, em algum momento em sua juventude, ele começou seu treinamento duro rigoroso e longo prazo na Azuma Shinobi-ryu. O treinamento era feroz e mantida em segredo dentro da família Azuma e foi transmitida através kuden (transmissão verbal) a Azuma manteve poucos registros de sua existência nas operações militares e tradições. Desta forma, o Azuma Ninja permaneceu envolto em segredo. Como disse, o Azuma Shinobi-ryu foi desenvolvido principalmente para a guerra, a formação de Azuma Sensei focada em interpretações de várias artes. Algumas delas incluem Azuma-taijutsu, Azuma-jutaijutsu, corrida de longa distância, a sobrevivência debaixo d'água e de combate, consciência do campo de batalha, percebendo as intenções dos outros (embora não seja uma disciplina completa), em meados da sua adolescência, mais do que provável ele começou a estudar e treinamento nas armas especiais e técnicas secretas mais avançadas exclusivas para o Azuma Shinobi-ryu. Tais armas ou ferramentas estudadas foram as camuflagens discretas, pó de sono, técnica de invisibilidade, técnica camaleão, flechas explosivas, zarabatana, controle de sombra, finge a morte, Ninja Mind Control, Shinobi-irijutsu (Oculto e entrando), Gokui Atemi Sakkatsuho Zukai: Killing Secret Strikes Art, koppo-jutsu (quebra de osso), bem como boryaku (estratégia militar), Seishin Teki Kyoko (refinamento espiritual), e Zanshin: consciência mental clara.
Ele passou horas e horas de treinando vários estilos ao mesmo tempo. Sendo um sistema de métodos pouco ortodoxos de guerra, o Azuma Ninja treinou seus alunos de modos bem difíceis e rigorosos, a fim de condicioná-los para o campo de batalha exigente no mundo exterior em geral. Em torno deste tempo (período Sengoku, que foi iniciado pela Guerra Onin de 1.467 até 1.477 D.C.), o país do Japão foi um campo de batalha em grande escala devido a isso, e a família Azuma sobreviveu e continuou com as grandes guerras. O Azuma Shinobi-ryu foi baseada na pequena Vila Azuma, alto e profundo nas montanhas do pequeno país Gohda. Em algum momento da história da “Casa de Gohda” intermediado um acordo com o Clã Ninja Azuma para servir como espiões do país em troca da paz e respeitando seu sigilo e reclusão. O Azuma Ninja aceitou, vendo como eles têm servido a “Casa de Gohda” para as gerações através de rebeliões, guerra civil, e guerras externas. Azuma Sensei dominou o conhecimentos e as habilidades. Em sua juventude, foi especulado que possuía imenso potencial, e Shiunsais Sensei treinou e destinou a passar o Azuma ninjutsu-ryu as para próximas linhagens. Não se sabe quando ele inicialmente começou a treina-los, nem como ou quando seu antecessor renunciou ou faleceu.
- Mestre do Azuma Shinobi-Ryu:
Em algum momento de sua idade adulta, mais do que provável, o Mestre Ninja do Clã Azuma Ninja. Passou a tradição Azuma Shinobi-ryu para o novo Mestre, este foi Azuma Shiunsai, que liderou o clã a ele através da espada Izayoi. Tendo dominado completamente todos os aspectos, incluindo técnicas de combate, teoria e filosofia do Azuma Shinobi-ryu Mestre Shiunsai estava pronto para continuar a linhagem que tivesse existido e sobrevivido para as gerações, após o período Sengoku. Que tinha sido desenvolvido para a guerra e sobrevivência durante a guerra, foi uma verdadeira honra para Azuma Sensei, para segurar o honroso título de Mestre Ninja dentro de seu ninjutsu-ryu. Ele amava profundamente seu clã ryu.
Ao longo dos serviços dos Azuma Ninja no campo, Mestre Azuma Shinobi-ryu, Azuma Sensei finalmente começou a pensar em treinar e considerar seus próprios alunos. Azuma Sensei tinha realizado inúmeras missões para o pai Gohda Matsunoshins. Ex-chefe da “Casa de Gohda”, que governou o país de Gohda. Seu serviço ganhou-lhe elevados níveis de respeito honorário daqueles que o conheceram, lutou contra ele, e ouviu dele. Uma missão em meados da década de 1.550 D.C., Mestre Shiunsai assassinou um homem, sob as ordens da “Casa de Gohda”. Não se sabe o que este estado era, mas ele fez de facto e este homem tinha um filho chamado Tatsukichi. Azuma Sensei viu o menino e sabendo que suas ações deixaram sem uma família. Sentiu nele uma imensa quantidade de potencial, que poderiam ser adequadamente moldados sob o estudo, e tutela magistral de Azuma Shinobi-ryu Ninja Master Azuma Shiunsai.
Azuma Sensei levou o jovem Tatsukichi de volta com ele para a Vila Azuma. Tatsukichi era de idade, começou a sua rigorosa e tradicional formação ninjutsu Azuma. O menino viveu completamente para os ensinamentos de Sensei Azuma, altamente hábeis em dominar as técnicas, mais especificamente Azuma-taijutsu. Ele dominou em uma idade bem jovem e usado como sua principal forma de combate, mesmo quando confrontados com inimigos que usavam espadas. Tatsukichi também mostrou grande controle mental, que foi a segunda metade de sua formação. Azuma Sensei ao ver isso em um jovem de sua idade, novo que um dia ele iria passar toda a tradição Azuma Shinobi-ryu, juntamente com liderança do clã Azuma Ninja para seu aluno mais valorizada. Tatsukichi por volta da idade de 16 ou 17 anos foi introduzido no Clã Azuma Ninja e nomeado Tatsumaru.
Cerca de dois anos depois, Azuma Sensei recebeu ordens para assassinar um samurai particular. Juntamente com vários experiente Azuma Ninja eles infiltraram na casa de samurais e reivindicou sua vida. Durante a fuga, no entanto, eles foram descobertos por sua esposa e um empregado da família. O Azuma muito rapidamente silenciou os dois, quando se preparavam para silenciar a criança chorando sendo que se agarrou nos braços da mãe falecida, o Mestre Shiunsai os impediu de matar o bebé. Com pena do menino por deixá-lo em uma situação semelhante à Tatsukichi (Tatsumaru), Azuma Sensei levou-o para casa para a aldeia Azuma e criou como se fosse seu próprio filho. Mestre Shiunsai por já ter criado e treinado Tatsukichi (Tatsumaru), pensou e decidiu, quando o bebê alcançar a idade para ser treinado nas artes do Azuma Shinobi-ryu. Uma vez que o menino cresceu para a idade adequada, para realizar a formação Azuma ninjutsu rigorosa e exigente. Tornou-se evidente para Azuma Sensei que o menino pode ter sido muito fraco para suportar o treinamento. Sendo o campo de batalha endurecido, Azuma Sensei nomeou o menino Chikara para a força. Se era o seu nome, a inspiração de ver como dedicado seu sensei estava em seu crescimento e sucesso, ou se era taijutsu e jutaijutsu de sparring sessões diárias com Tatsukichi (Tatsumaru) que o levou a tornar-se mais forte.
No entanto Chikara cresceu para ser um menino muito forte dentro da Vila Azuma. Se ele tinha qualquer coisa que poderia ser encarado como uma lacuna, foi que não aprendeu novas técnicas tão rápido quanto os outros alunos. Mas Azuma Sensei o encorajava e orientava a sua formação a cada passo. Chikara desenvolvido em um espadachim oustanding, esforçando-se para ser tão bom ou melhor que Tatsukichi (Tatsumaru) ao seu nível de habilidade. Por volta de sua adolescência ele dominou um estilo Azuma-kenjutsu altamente não ortodoxo. Que enfatiza fortemente uma emocionante reverso da espada atrás das costas com o corpo e mão vazios centrado em uma posição baixa.
- Rikimaru suportando as fases do treinamento da Água Azuma e a nova prodígio Ayame:
Dentro do estilo avançado Azuma-kenjutsu, técnicas de movimento gracioso, contra-ataques, e evasão são ensinados. O estilo pode ser considerado um estilo suave-duro, um estilo que começa como um estilo fluido de recepção macio. Fugindo de ataques e contra-atacando ou bloqueando e desviando, então o aspecto duro e pressionando o ataque com pouco ou nenhum movimento desperdiçado. Expressa através de sua vida adulta e inúmeros duelos mais tarde. Na idade de 18, tornou-se membro Chikara totalmente empossado do Clã Azuma Ninja. Ganhando um novo nome e título Rikimaru um Ninja Azuma.
Anos mais tarde, depois de encontrar Chikara (Rikimaru), durante o período dos “Reinos Combatentes”. Azuma Sensei viajou para Kyoto, que não está longe de ser a Província Iga. Não precisa ter algo falado sobre este assunto, para estes dois ninjutsu-Koryu compartilhar algumas das mesmas ferramentas e o clã falado operava não muito longe fora de Kyoto. A vida da Familha Real Togakure-Ryu Ninjutsu foi reconhecido unicamente por empregar alguns tetsubishi, armas escondidas (conhecido na série Tenchu como caltrops), Shuko escalar garras, Senban Shuriken (o famoso quatro aonde aponta a estrela do jogo), e Shindake (um tubo de bambu usado para respiração subaquática e uma zarabatana). Todos estes são exclusivos para o Togakure-ryu, como seus segredos foram passados através de sua linhagem. Agora, com segredos como este que está sendo visto dentro da Azuma Shinobi-ryu pode assumir que o Togakure foram treinados, ensinados, ou teve uma grande influência sobre o Azuma Shinobi-ryu para os campos de batalha. Para tal conhecimento só teria sido fornecida por eles mais do que provável.
Enquanto em Kyoto ele viu como as guerras havia deixado a então pequena vila em ruínas. Ocasionado pela guerra os clãs de samurais lutavam pelo controle. Situando-se em uma margem do rio entre o que restava do campo de batalha recente. Mestre Shiunsai notou uma menina muito jovem assistindo os cadáveres de samurai caído e inocentes mortos flutuando. Azuma Sensei ficou intrigado com essa visão. A menina sabia seu nome, que era Omon, e sua idade 3 anos, mas isso era tudo. Depois de ter sido incapaz de encontrar seus pais, Mestre Shiunsai decidiu que não havia mais nada que pudesse fazer. Mas não podia suportar e deixá-la a cuidar de si mesma naquela idade. Mas o que ele poderia fazer ou ensinar a um jovem, sendo que ele já era um mestre endurecido e velho. Ele não poderia treinar somente a ela, o treinamento rigoroso do Azuma Shinobi-ryu seria muito difícil e exigente para ela. Ele não fazia parte dos treinos de suas escolas ou as outras maiores escolas de ensinamento de ninjutsu como os Iga-ryu ou Koka-ryu. O Azuma Shinobi-ryu era pequeno, mas não deve ser subestimada, eles simplesmente preferiram completo isolamento e recursos naturais para complementar sua existência e sigilo. Como um mestre Azuma, ele não sabia nada sobre os caminhos das emoções dos corações. O que ele poderia ensinar em artes kunoichi tradicionais ou sedução e hipnotismo. Com seus pensamentos de dúvida, ele decidiu que era hora de deixar a menina agarra e a usa manga e leva-la para Vila Azuma. Mas, naquele momento, sabia que a partir de alguns anos de experiência no campo de batalha, ele sentiu no potencial dela para suportar o treinamento.
Depois de trazer Omon a Vila Azuma, Azuma Sensei levantou a maneira como ele foi criado, e a única maneira que ele sabia como era a de um Azuma Ninja regular como Tatsukichi e Chikara antes dos 18 anos foram treinados. Com base em habilidades naturais e talentos, apesar de seu início atrasado Omon era mais provável que tinha muito talento comparado entre todos os três, mas também tinha uma atitude ruim. Que poderia ter reduzido um pouco de seu imenso potencial. Por exemplo, muito curiosa e disposta a aprender novas técnicas Azuma-ryu a pegou rapidamente. Ela era hábil em todas as artes colocados à sua frente, mas faltava a virtude muito necessária de paciência para compreender e dominar as sutilezas delicadas dentro das técnicas. Mesmo que ela possuí-se grande habilidade e conhecimento do Azuma Shinobi-ryu. Com isso dito, é difícil determinar verdadeiramente sem a sua atitude até que ponto ela realmente poderia ter se desenvolvido. Possivelmente superando Azuma Sensei ou mesmo Rikimaru e Tatsumaru, apesar de seu início atrasado Omon passou a missão de treinamento de iniciação com facilidade. Ganhando o nome Ayame e o título Azuma Ninja com a idade impressionante de 14, ainda mais jovem do que Tatsumaru. Extremamente alunos talentosos são apenas o resultado e reflexão do mestre que os ensina, treina e os orienta.
- Próxima geração do Azuma Ninja, Herda Azuma Shinobi-Ryu:
Cerca de 1573 D.C. em “Tenchu 2: Birth of the Assassins” durante o período dos Reinos Combatentes, o país de Gohda foi jogado em uma guerra civil por “Gohda Motohide”. Sentiu deveria ter sido ele declarado o titulo de Daimyo sobre a “Casa de Gohda”. Isso levou a guerra para o Azuma Ninja, sendo chamados mais uma vez. Mestre Shiunsai sabia de anos de experiência que o tempo para nomear seu sucessor chegou. Aparecendo a partir de uma porta giratória dentro de sua casa segurando a espada Izayoi na lua cheia do Azuma. Mestre Shiunsai explicou a situação para seus jovens alunos. Em seguida, anunciou a Tatsumaru quando entrega-se a a espada e junto com as histórias da Azuma Shinobi-ryu, Grão linhagens e Mestre Ninja do clã Azuma Ninja, Tornaria-se o Novo Mestre Ninja do Clã Ninja Azuma, dizendo: "O poderoso, deve saber quando passar ao longo de seus anos o seu poder. Como vocês três pós-graduados faram seus papéis, eu também farei o meu". Mais do que provavelmente ele atingiu o nível de Azuma Soke (Grão-Mestre). Mas também finalmente, ser capaz de ver como a sua formação e tutela rigorosa de seus alunos vai pagar. Agora que eles estão livres para deixar a aldeia e experimentar a verdadeira sobrevivência Azuma Ninja nas guerras que estão por todo o Japão.
- A Crise da “Queima / Queimada do Amanhecer”:
Após a morte do pai de Lord Gohda, a família Gohda foi dividido entre Gohda Matsunoshin, o herdeiro legítimo, e Gohda Motohide, tio de Matsunoshin. Uma rebelião eclodiu, e as forças de Motohide atacou o Castelo de Gohda. Em uma perda, para saber como responder, assessor de Gohda Sekiya Naotada solicitou o auxílio do Clã Ninja Azuma. Mestre Shiunsai despachou seu trio de estudantes, Rikimaru, Ayame, e Tatsumaru, para auxiliar seu senhor, mas não antes de passar a liderança do clã para Tatsumaru e dando-lhe a espada ancestral do Azuma, Izayoi.
No caos da batalha no castelo, Tatsumaru enviou Rikimaru para salvar Senhor Gohda. Rikimaru lutou por todo seu caminho através do castelo e se deparou com o duelo de Matsunoshin e Motohide. Ele mergulhou na luta, duelando com Motohide o derrubou. Enquanto se preparava para entregar o golpe mortal, Senhor Gohda ficou no caminho, e Rikimaru acidentalmente atingido o seu senhor. Motohide aproveitou a distração e fugiu do castelo. Ao longo do caminho ele raptou a filha de seu sobrinho, Princesa Kiku, e matou sua esposa, Lady Kei. Ayame enfurecida, testemunhou o assassinato covarde de Motohide de sua senhora, e provavelmente teria matado se sua atenção não fosse desviada por Genbu. Motohide seguindo, retirou-se para o campo de guerra do Senhor Toda, que tinha estabelecido uma base de operações próximas ao “Castelo de Gohda”. Motohide relatou que ele não tinha conseguido matar seu sobrinho, disse que feriu-o com a sua esgrima, mas que as forças de Matsunoshin foram enfraquecidas e dispersadas e que Toda Yoshisada iria ter pouca dificuldade em tomar o controle da terra do Gohda. Ao ouvir isso, Toda acenou para um dos seus homens, que puxou uma espada e feriu guarda-costas de Motohide por trás, ferindo-o mortalmente. Toda então, pessoalmente atingiu Motohide por baixo. Pouco antes de morrer, Toda disse que ele nunca teve a intenção de compartilhar o poder com ele. Motohide horrorizado morreu sabendo que tinha sido traído por si mesmo. Seu assassinato foi testemunhado por Ayame, que se referiu dizendo que "A morte adequada de um covarde". Rikimaru e o Senhor Gohda escaparam do castelo sitiado, Senhor Gohda foi informado de que seu inimigo, Lord Toda, estava atacando a partir do outro lado da fronteira.
- O Legado do Azuma Ninja Grão-Mestre Azuma Shiunsai:
Durante a “Grande Guerra” entre o país de Gohda. O grupo liderado pelo ex-ninja renegado Mestre Ninja Nyogetsu, Lady Kagami, atacaram a aldeia Azuma como punição por sua interferência. Tatsumaru, sofrendo de amnésia após um duelo anterior aonde foi liderado um ataque à aldeia. Suas ordens de missão era assassinar o Grandmaster Azuma, o Azuma Shiunsai. Silenciosamente eliminando a maioria do Azuma idosos, que bravamente lutaram e morreram para sua aldeia respeitada. Tatsumaru veio em cima de sua cabana mestres, entrando ele rapidamente incapacitou o Senhor Gohda e o Mestre Azuma. Mas não foi capaz de resistir a habilidade e a juventude do herdeiro do Azuma Shinobi-ryu. Em algum momento durante o duelo Tatsumaru chamou Izayoi em combate, a fim de manter-se com o mestre espadachim Azuma. Localizando uma abertura em sua técnica mestres, o shinobi altamente qualificados rapidamente enfiou a lâmina Izayoi no peito de seu antigo portador e Mestre Azuma, Shiunsai.
Rikimaru foi para o acampamento de Toda, com a intenção de despachar Toda. Quando ele chegou, no entanto, ele foi confrontado por Suzaku, um dos ninja de Toda. No momento em que seu duelo havia terminado, Rikimaru entrou no santuário de Toda, tanto Toda e Motohide já estavam mortos. Desenhada pelos sons da batalha, Rikimaru e Ayame encontraram a Princesa Kiku, apenas para descobrir que Tatsumaru se envolveu em combate com um kunoichi (Mulher Ninja). Antes que qualquer um dos Azuma mais jovem podem intervir, tanto Tatsumaru e seu inimigo caiu no mar.
Após este evento, enquanto estava para morrer, Mestre Shiunsai diz a Rikimaru que "O destino do clã Azuma está agora em suas mãos". Rikimaru e Ayame vão atrás de vingança para o Mestre Shiunsai e sua então quase extinto Clã Ninja Azuma na batalha no “Porto de Gohda”. Mas com a suas sobrevivências e reivindicando a Izayoi o Azuma Shinobi-ryu sobreviveu à guerra que quase provocou o fim a esta histórica Ninjutsu-Koryu. Sete anos se passaram e o Mestre Rikimaru e Ayame treinam duramente. Sem a experiencia do mestre Azuma anterior, a fim de ajudar a ensinar e treina-los as técnicas mais secretas do Azuma Shinobi-ryu. Eles aprenderam sozinhos, não foi fácil, por qualquer meio. Mas, através de sua dedicação inabalável, aquela que ele possuí desde a infância. Dominando todas as técnicas secretas do Azuma-ryu se tornando talvez o mais poderoso Mestre Ninja do clã já tinha visto. Ele também ensinou essas mesmas técnicas para Ayame. Para citar apenas algumas das técnicas mais secretas e poderosas, alguns são o Wrath of Heaven jutsu, Tengu Hide, Ninja Rebirth, jutsu worldwide / espaço de tempo técnica de manipulação, este último é encontrado em “Tenchu: Stealth Assassins”, juntamente com a capacidade de gerar e executar ataques relâmpago.
No rescaldo da rebelião, Rikimaru foi enviada para investigar o desaparecimento de aldeões na demônio da montanha. Chegando lá, silenciou o ninja e o seu líder, Kamadoma, que estavam lá. Seguindo uma pista de um dos moradores, ele descobriu um porto secreto onde os piratas chineses estavam tomando moradores de Gohda como escravos. Depois de matar os piratas e seu líder, Wang Xiaohai, Rikimaru foi atacado por um homem mascarado. Os dois lutaram brevemente, Rikimaru reconheceu a arma do estranho que parecia Izayoi. Quando o homem tirou a máscara, ele revelou ser Tatsumaru. Chamando a si mesmo de Seiryu, o Dragão Azul, “Senhor do Queima Amanhecer”, Tatsumaru foge, antes de Rikimaru pecar mais informações dele.
Rikimaru foi o próximo enviada para investigar um ataque a um templo da “Queimada do Alvorecer”. Matou todos em seu caminho até chegar no local de Noh do templo, ele mais uma vez encontrou Suzaku, mas Yukihotaru bloqueou seu caminho para Suzaku poder fugir antes que Rikimaru pode-se enfrentá-lo. Um pombo-correio trouxe a Rikimaru informações de que a Vila Azuma estava sob ataque, mas pelo tempo que levou para voltar, a maioria dos moradores haviam sido mortos. Na entrada da aldeia, Rikimaru avista de fora o mesmo ninja que havia lutado contra Tatsumaru, no acampamento de Toda. Ela se apresentou como Kagami, líder da Burning Dawn (Queimada do Alvorecer).
Rikimaru foi capaz de acabar com todos o ninja da “Queima do Alvorecer” em sua aldeia, mas mesmo quando ele matou o último deles, um grito angustiado ecoou pelo ar. Rikimaru retornou para a casa de Shiunsai, apenas para descobrir que Tatsumaru, com a espada Izayoi, de pé sobre o corpo ferido mortalmente de Shiunsai. Os dois Ninjas Azuma lutaram, e raiva de Rikimaru o levou a derrubar rapidamente Tatsumaru no chão e em pé prestes a entregar o golpe mortal. Nesta posição, no entanto, ele hesitou; suas paixões estavam em guerra uns com os outros, a raiva pela morte de Shiunsai contra amor fraternal para Tatsumaru. Tatsumaru aproveitou a hesitação de Rikimaru e golpeou-o com Izayoi, deixando uma ferida sangrenta em seu olho. Tatsumaru escapou com Kagami, e com seu último suspiro, Shiunsai ordenou Rikimaru para recuperar a espada e lutar sem paixão.
Perseguindo Tatsumaru com o auxílio de Semimaru, Rikimaru deparo-se com Ayame. Embora ele promete-se matar Tatsumaru, Ayame com raiva proibiu-o de fazê-lo, dizendo que ela mesma iria matar Tatsumaru. Erroneamente supondo que ela estava dizendo isso só porque ela mesma iria agir com altruísmo desapaixonada, Rikimaru concordou, e os dois ninja rastrearam Tatsumaru na “Caverna Kansen”. Depois de matar Byakko, o Tigre Branco e seu animal de estimação Chiro, ambos infiltrados na caverna e descobrem um navio de guerra de Kagami, o “Demônio do Fogo”. Eles também ouviram Kagami planejando lançar o navio e atacar o “Castelo de Gohda”. Ayame embarcou no demônio do fogo em segredo, enquanto Rikimaru voltou para informar o “Senhor Gohda” sobre o caso.
Chegando um pouco antes do navio, Rikimaru foi enviado para eliminar a “Queima do Amanhecer”. Ele rastejou de barco para barco no porto, matando os ninjas do alvorecer, antes de encontrar Suzaku mais uma vez. Os dois duelaram, e desta vez Rikimaru atingiu o seu inimigo mortalmente. Ele embarcou no “Demônio do Fogo” e matou muitos dos ninja lá dentro, até encontrar Ayame no convés dianteiro de um dos navios. Ela segurou Izayoi em sua mão, e Tatsumaru jazia morto a seus pés. Ayame jogou a espada ancestral para Rikimaru, que a pegou e partiu para derrotar o inimigo final.
Encontrou Lady Kagami numa lugar na popa central do navio. Depois de perceber que ela tinha sido descoberta por Ayame, Lady Kagami lança o “Demônio do Fogo” incompleto antes que uma força de defesa possa ser montada contra ela, e se dirige para a província de Gohda. As duas guerreiras duelaram, Kagami rapidamente jogando fora seu orgulho e atacando com sua espada longa. Embora a batalha tenha sido acirrada, Rikimaru também se infiltra no navio e limpa o seu caminho em direção ao convés, onde ele intervem e confronta Kagami na batalha, um memorável duelo, e desferindo um golpe fatal na Lady Kagami. E ao fazê-lo assumido plenamente o seu papel de dono da Azuma Ninja. Lady Kagami se depara com o corpo de Tatsumaru, que foi derrotado por Ayame. Apesar de sua reivindicação de ter dominado suas emoções, acabou se apaixonondo por Tatsumaru. Morreu por causa de seus ferimentos a bordo do “Demônio de Fogo”, Kagami se arrastou para o lado dele e disse a seu corpo sem vida que ele teria gostado de tê-la conhecida em outra vida, e morreu com ele em seus braços.
Rikimaru procurou Ayame pelo navio, mas não conseguiu encontrá-la, e com nenhuma outra escolha ele mergulhou fora e relatou sua vitória ao “Senhor Gohda”, que teve seus arqueiros disparando flechas flamejante para destruir o navio, aonde acertaram um local com explosivos, fazendo tudo ir para os ares. No dia seguinte à batalha, Rikimaru descobriu que Ayame tinha feito uma cova improvisada para Tatsumaru à beira-mar. Ele prometeu servir o “Senhor Gohda” no lugar de seu mestre Shiunsai e irmão de clã, Tatsumaru.
- Retorno de Rikimaru, Sete anos depois:
No rescaldo da Crise da “Queimada do Amanhecer”, Rikimaru tornou-se o Mestre Azuma do Clã Azuma Ninja. Neste período, moveu a vila para o “Castelo Gohda”, presumivelmente por uma série de razões (eles eram mais capazes de proteger Gohda se estiverem perto, e com tantas memórias assombrando o que restava da Vila Azuma, teria sido doloroso para Ayame e Rikimaru permanecer lá). Para os próximos sete anos, Rikimaru e Ayame treinaram constantemente, e suas habilidades melhoram para níveis ainda maiores do que haviam sido. Ayame amadureceu muito e melhorou suas habilidades. Seu estilo de luta é muito mais rápido e mais suave do que Rikimaru. Ela é dura, matando seus inimigos de sangue frio sem o sinal de qualquer dúvida ou hesitação, embora ela saiba como é os sentimentos amor, tristeza e desespero ela os deixa de lado. Seu sarcasmo é tão temida quanto suas lâminas afiadas.
Em uma das missões, Rikimaru é enviado para matar o comerciante Echigoya. Tendo alcançado uma grande riqueza quando seus concorrentes começaram a morrer. Echigoya expandiu-se para a proteção, agiotagens (Agiotas) e jogos. Há chances de que poderia subornar seu caminho para fora quando são presos. Depois de despachar o guarda de Echigoya, Rikimaru elimina o comerciante. Quando ele morre, o mesmo grita “meu dinheiro! O meu dinheiro!” como mais uma prova de sua corrupção.
Ao voltar da missão, Rikimaru pede para Ayame fazer um reconhecimento, onde uma vila começou a fazer planos para destruir o Senhor Gohda. Ayame tinha que roubar as cópias destes plano escrito. Sem o conhecimento dos planos, Senhor Gohda poderia enfrentar uma luta brutal. O inimigo, aparentemente, enviou os seus próprios guerreiros ninja para a aldeia fora do “Castelo de Gohda”. Ayame deve iludir ou executar os inimigos, a fim de entregar os planos para o seu senhor. Porém, ela é capturada e Rikimaru ao descobrir sai em busca da companheira do clã. Ele atravessou uma floresta e uma caverna perigosa a fim de encontrar Ayame. Ao encontra-la, Rikimaru teve de lutar contra o carcereiro bem armados e um urso. Após vence-los, um ninja místico aparece, este é Onikage e diz que ira destruir o Senhor Gohda e todos em seu caminho.
Em uma missão para o Senhor Gohda, Rikimaru se deparou com o guerreiro Onikage. Onikage fugiu, mas Rikimaru o encontrou várias vezes nos próximos dias, semanas e Todos os outros games da franquia. Finalmente, Onikage revelou que ele estava trabalhando para Lord Mei-oh, o Senhor do Submundo, um poderoso feiticeiro, e que a Princesa Kiku tinha sido raptado e levado para o submundo. Ambos Rikimaru e Ayame estabelecidos para resgatá-la.
Em um duelo feroz, Rikimaru finalmente matou Onikage e sem saber, derrubando Suzaku, um inimigo das antigas. Depois da lutas contra samurais esqueléticos e retorcidos com fogo, Rikimaru e Ayame descem em resgate a Princesa Kiku nos túneis subterrâneos, os Ninjas Azuma desceu ao próprio inferno. Finalmente, o ninja confronta o Senhor do Mal Mei-Oh em uma profunda caverna, onde Mei-Oh abriu um portal. Enquanto Ayame resgatava Princesa Kiku, Rikimaru luta e derrota Lord Mei-Oh. Enquanto eles corriam para escapar, um desmoronamento bloqueou seu caminho. Com o teto prestes a cair, Rikimaru utilizou a espada Izayoi, levantando a pedra que bloqueava o caminho, e ordenou Ayame a escapar de la com a Princesa Kiku e a espada Izayoi. As duas mulheres escaparam pelo túnel pouco antes das rochas enterra-las completamente. Ayame prensou a Izayoi no chão como um marcador para Rikimaru. Então, Ayame, Senhor Gohda e Princesa Kiku olhar para fora para o sol nascente esperando Rikimaru retornar.
- Ajudando Rin, Sombras Fattais:
Ayame já tinha perdido seus irmãos de clã, Tatsumaru e Rikimaru (até o momento nesta Historia, Riimaru não tinha sobrevivido no Tenchu 1), nos acontecimentos após a “Queima do Amanhecer” e a Batalha contra Lord Mei-oh. Um dia, em suas viagens, Ayame deparou-se com uma vila ninja dizimada. Ela esperava encontrar sobreviventes, mas chegou tarde demais. Os ninjas de Hagakure morreram sussurrando a palavra “Kuroya”. Como Ayame estava prestes a sair desta vila, uma jovem ninja chegou e ficou em seu caminho. O nome dela era Rin, ficou em formação, e enlouqueceu ao ver a vila em ruínas. Furiosa atacou e começou a lutar contra Ayame, e seus destinos para este capítulo se tornar "inextricavelmente interligados".
Rin é uma jovem kunoichi de Hagakure, virou uma Assassina Beniya que não aceita mentiras, e busca vingança por seus irmãos do Clã Hagakure. Ela descobriu que Futaba foi o responsável pelo massacre na sua aldeia. Rin foi consumida por uma raiva incontrolável no calor de sua fúria agredindo Futaba. Mas um shinobi nunca esquece a importância de venenos. Eventualmente, ela forma uma aliança com Ayame do Clã Ninja Azuma. A brava Rin garante momentos de riso no meio da matança. Ela tem o cabelo preto curto, veste traje vermelho e às vezes uma máscara de raposa, ela é comumente conhecido por usar sandálias. Ela empunha uma Ninjato de tamanho completo ou katana que ela mantém numa posição em sua parte traseira com a arma descansando em uma posição horizontal. Normalmente, a manutenção de uma mente focalizada calma quando as memórias ou informações relacionadas com os eventos da Vila Hagakure ela tende a perder um pouco o controle de suas emoções.
Futaba, um ex-ninja do Clã Hagakure, virou traidor, é responsável, juntamente com os assassinos Kuroya. De lá, Rin e Ayame vão em busca de vingança em nome do Hagakure. Durante sua jornada em busca de sangue, elas são oferecidas a chance de lutar como um Assassino do Beniya para "Senhora Razor" Ogin, uma lenda no submundo do crime japonês. Sendo bastante jovem encontrou todos geralmente assume que ela seja uma criança, deixando-a bastante irritado na maioria dos casos.
- Wrath of Heaven à Irá dos Céus:
Em “Tenchu 3: Wrath of Heaven”, Rikimaru dominou uma habilidade final chamado “Wrath of Heaven”, onde ele pode matar instantaneamente qualquer inimigo com um golpe, mas criticamente danifica consideravelmente sua energia vital. Logo no início, Rikimaru tinha muitas das características que ele iria mostrar para o resto de sua vida, ele era totalmente leal ao país de Senhor Gohda, estoico, sério, disciplinado, e totalmente desprovida de um sentido de humor. Ele também era impetuoso, excesso de confiança, e conhecido por ceder a grande raiva em raras ocasiões. Estes últimos traços foram queimados fora dele depois do seu fracasso para matar Tatsumaru, e pelo tempo que ele matou Kagami ele tinha transcendido a um nível mais elevado de auto-controle espiritual. Devido às numerosas guerras Mestre Rikimaru tem silenciosamente lutaram na, essas experiências têm, sem dúvida, testou sua espiritual, físico, emocional e mental controle em toda a extensão. Bem como seu senso de dever para com a Azuma e o país de Gohda.
Embora não se destina a ser o Mestre Azuma Ninja aos 18 anos, Rikimaru tomou a liderança muito bem. Sua lealdade ao país de Gohda fez dele uma escolha extremamente confiável para empregar por espionagem contra os países vizinhos, e quando saiu com ninguém para comandar, ele tinha um talento especial para a determinação e liderança. E mais tarde na vida, em sua vida adulta, ensinando as técnicas Azuma a seus dois alunos, a próxima geração de Azuma.
Rikimaru geralmente usa uma máscara sobre a parte inferior do rosto (em seus vinte e tantos anos, talvez muito trinta e poucos anos, ele optou por usar uma máscara oni), embora ele raramente diminui-lo. Ele Azuma Mestre Rikimaru emitir ordens aos seus alunos tem uma cicatriz distintiva sobre o olho direito causado por lâmina Izayois, o resultado do combate com Tatsumaru. Ele se veste de cores escuras, geralmente marrom escuro ou preto, com tons de cinza. E tem o cabelo branco de neve muito incomum, com um porte atlético para seu físico.
Como líder do clã Azuma Ninja, Rikimaru firmemente segue a tradição e empunha a espada ancestral Izayoi. Em sua juventude, ele praticou um estilo pouco ortodoxo de kenjutsu, segurando a lâmina nas costas e levando com a mão oposta. Depois da guerra, com a "Queimada do Amanhecer", e sete anos de treinamento extenuante Ryu Azuma, ele adotou um estilo mais convencional de que prende sua Ninjato antes de seu corpo. De qualquer maneira ele é um mestre de ambos os estilos de espada.
Gameplay / Jogabilidade:
A perspectiva do jogo é em terceira pessoa. Existem inúmeros itens para ajudar os ninjas em suas missões, mas os itens desbloqueáveis podem ser adquiridos se o jogador receber uma Avaliação "Grande Mestre" no final do nível, por ser tão sigilosa quanto possível. Itens e controles variam de jogo para jogo, mas o gameplay/jogabilidade é basicamente a mesma de todos os jogos com exceção de “Tenchu: Shadow Assassins”. Stealth é um elemento muito importante no jogo, onde os jogadores têm de se agachar e se esconder atrás das paredes para evitar as detecções dos inimigos. Os inimigos podem ser mortos com uma manobra usando Stealth Kills, o jogador pode evitar a detecção, usando o medidor de “Ki”. Quanto maior o número (a posição do jogador), mais perto de um inimigo estará. Se um jogador é avistado, o medidor de Ki ficará vermelho, o inimigo vai alertar a todos na área e o jogador é forçado a lutar no mano-a-mano com todos ou se esconder em algum lugar até que os inimigos desistam de procura-lo e retomarem as suas rotas de patrulha (similar ao Metal Gear Solid "Soliton Radar").
Series:
“Activision” comprou os direitos para este jogo da “Sony Music Entertainment”, que originalmente publicou o jogo no Japão. No entanto, a Activision vendeu os direitos para outra empresa de jogos japonesa, a editora de “FromSoftware” em 2004. De acordo com os direitos da FromSoftware, ela não inclui os jogos anteriormente publicados pela Activision como sua franquia, sendo sempre separada no requisito financeiro e histórico. FromSoftware somente distribuiu as séries “Fatal Shadows”. A empresa “Sega” lançou para PSP (PlaySattion Portable) "Tenchu: Kurenai Portable" e "Tenchu: Time of the Assassins". Tenchu Z foi o único jogo da série publicada pela FromSoftware em todo o mundo.
Há uma expansão exclusiva no Japão adicional para “Tenchu: Stealth Assassins” para PlayStation One, tendo 100 (cem) níveis de missões, melhoradas e projetados com o editor de níveis de “Tenchu: Shinobi Gaisen Hyakusen” (uma versão expandida do Tenchu relançado no Japão) foram colocados juntos para formar um único CD de jogo. Está expansão não contem história. Os fundamentos do motor e do jogo mantiveram-se inalterada. Tenchu: Shinobi Gaisen Hyakusen é famoso para as definições de nível mais difíceis entre fãs de Tenchu , especialmente por causa das missões de e a falta de todos os itens, exceto os “caltrops” e as estrelas de arremesso. Não há versões liberadas do game norte-americanas ou europeias.
Vários jogos foram também incluídos ou portados para telefones celulares com alterações gráficas. Estes incluem “Tenchu: de Ayame Tale 3D” que foi lançado pela “Sony Ericsson” (telefone móvel) e “Tenchu: Wrath of Heaven” por “TKO-Software” e “Digital Bridges”, que foi lançado para celulares em 2005, embora tenha utilizado gráficos bidimensionais. Também teve uma adaptação de peça de teatro chamada “Tenchu Butai” e foi realizada em 2014.
Personagens:
Os principais personagens da série Tenchu são Rikimaru, Ayame, Rin, Tesshu e Tatsumaru.
Os personagens secundários relevantes da série Tenchu são Senhor Matsunoshin Gohda, Princesa Kiku, Lady Kei, Shiunsai Azuma, Lord Mei-Oh, Tenrai Mei-Oh, Motohide Gohda, Naotada Sekiya, Wang Xiaohai, Yukihotaru, Semimaru, Byakko o “Tigre Branco” e Chiro, Kagami, Jyuzou e Rinshi.
- Rikimaru: Atualmente Vivo. É um ninja alto de cabelos grisalhos com uma única Ninjato (Espada/Katana) chamado "Izayoi" e uma cicatriz sobre o olho direito. A cicatriz em seu olho direito foi o resultado de quando enfrentou Tatsumaru, após descobrir que Tatsumaru matou Shiunsai. Fisicamente mais forte do que Ayame e Rin, mas relativamente mais lento. Líder do clã Azuma e espião leal do Senhor Matsunoshin Gohda. Ele é um personagem fictício e é destaque em todos os jogos da série, sendo na maioria deles o mais utilizado. Antes dos 18 anos de idade, se chamava Chikara e após esta idade tornou-se membro totalmente empossado do Clã Azuma Ninja. Ganhando um novo nome e título Rikimaru um Ninja Azuma. Sua Primeira Aparição foi no game “Tenchu: Stealth Assassins” (para PlaySatation One).
Rikimaru foi filho de um samurai. Quando ele era apenas uma criança, Shiunsai foi pedido em uma missão a assassinar o pai de Rikimaru. Ele assim o fez, mas no caminho para fora da casa da família, o ninja Azuma se deparo com a mãe de Rikimaru e um servo. Os ninjas que estavam com ele, rapidamente matou a mulher e o servo, mas Shiunsai ficou nas suas mãos de matar a criança. Com pena do menino por deixá-lo em uma situação semelhante à Tatsukichi (Tatsumaru), Azuma Sensei levou-o para casa para a aldeia Azuma e criou como se fosse seu próprio filho e o tomou um estudante.
Inicialmente, o menino era um fracote. Shiunsai o motivou e treinou-o com força. Combinado com sessões diárias de brigar com seu irmão de clã, Tatsumaru, o menino magricelo e fracote transformou-se em um jovem talentoso e mortal. Na idade de 18 anos, Rikimaru foi feito um ninja Azuma.
- Ayame: Atualmente Viva. É uma kunoichi (Mulher Ninja) que usa roupas padrão ninja com sua barriga exposta. Ela carrega um par de kodachi (Espadas/Katanas pequenas de uma mão, normalmente usadas em par). é mais rápido e pode realizar mais combos que Rikimaru e Tesshu, mas é mais fraca do que eles. Ela é uma jovem prodígio assassina em uma histórica fantasia do século XVI do Japão Feudal, e foi adotada por um ninja mestre e cresceu junto com seu parceiro Rikimaru para servir o senhor de um clã local. Ela é uma das personagens principais em todos os jogos exceto de “Tenchu Z” para X-box 360. Sua Primeira Aparição foi no game “Tenchu: Stealth Assassins” (para PlaySatation One).
Situando-se em uma margem do rio entre o que restava do campo de batalha recente. Mestre Shiunsai notou uma menina muito jovem assistindo os cadáveres de samurai caído e inocentes mortos flutuando. Azuma Sensei ficou intrigado com essa visão. A menina sabia seu nome, que era Omon, e sua idade 3 anos, mas isso era tudo. Depois de trazer Omon a Vila Azuma, apesar de seu início atrasado nos treinos, Omon era mais provável que tinha muito talento comparado entre todos os três, mas também tinha uma atitude ruim. Com isso dito, é difícil determinar verdadeiramente sem a sua atitude até que ponto ela realmente poderia ter se desenvolvido. Possivelmente superando Azuma Sensei ou mesmo Rikimaru e Tatsumaru, apesar de seu início atrasado Omon passou a missão de treinamento de iniciação com facilidade. Ganhando o nome Ayame e o título Azuma Ninja com a idade impressionante de 14, ainda mais jovem do que Tatsumaru. Extremamente alunos talentosos são apenas o resultado e reflexão do mestre que os ensina, treina e os orienta.
- Rin: Atualmente viva. É uma jovem, em busca de vingança contra os responsáveis pela aniquilação e destruição do Hagakure Village. Uma kunoichi (Mulher Ninja) de cabelos morenos e curtos que carrega uma grande katana chamada “Natsume”. Não gosta de transportar muitas armas, ela prefere usar uma das mãos para outros tipos de ataques, Rin usa combos rápidos, como Ayame, porém é mais fraca do que Rikimaru e Tesshu. Sua Primeira Aparição foi no game “Tenchu: Stealth Assassins” (para PlaySatation One).
- Tesshu Fujioka: Atualmente Vivo. É um monge e doutor vigilante que usa roupas azuis e luta com um estilo “Bare-Handed” (de mão vazias, sem utilização de armas) finalizando na maioria das vezes com agulhas de acupuntura. Ele era um ex-membro do clã “Muzen”. Sendo o mais forte dos personagens principais, porem é o mais lento de todos. Sua Primeira Aparição foi no game “Tenchu: Wrath of Haven” para (PlayStation 2).